30.08 - Descerramento das placas da Sala das Comissões e Imprensa
Em sessão realizada no dia 29 de agosto de 2005, aconteceu o descerramento das placas de identificação da Sala de Imprensa e Sala das Comissões. Na solenidade fizeram uso da palavra os Vereadores Dilceu Luis Rizzotto, autor do Projeto de Decreto Legislativo 009/2005 que denomina a Sala das Comissões Neuri Becker Portela e Vereador Lencaster Foresti, que juntamente com o Vereador Rizzotto, foram os autores do Projeto de Decreto Legislativo 010/2005 que denomina Sala de Imprensa Waldemar Antonio Facchini. Anda prestigiaram a sessão, o Secretario de Esportes, Cultura e Lazer, Ivan Henrique Bernardi, que representou o Poder Executivo, além de familiares e amigos dos homenageados
Apresentamos uma síntese da biografia dos homenageados:
NEURI BECKER PORTELA, nascido em 12 de novembro de 1944, na localidade de Mormaço, interior do Distrito de Ibirapuitã, município de Soledade, filho de Hygino Coelho Portella e Thereza Klar Becker. Casado com Lourdes Dalberto de cuja união advieram três filhos: Rudolf, Marta e Elisabete.
Cursou o primário em Passo Fundo. Em 1956 veio residir em Marau onde estudou no IESTA, concluindo o ginásio. Formou-se Técnico em Contabilidade pela Escola Comercial de Marau, em 1968. Em 1969 iniciou o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais na UPF.
Era um jovem bem relacionado, destacando-se por sua personalidade forte, pelo espírito de justiça e pela firme idéia oposicionista, tornando-se conhecido e admirado. Foi líder estudantil, participando da UME e UGES. Em 1976, concorreu a uma cadeira no Legislativo, obtendo 386 votos, elegendo-se então vereador pelo MDB. Nos seis meses que esteve ocupando uma cadeira no Legislativo, no ano de 1977, teve uma brilhante atuação, destacando os seguintes pedidos feitos a administração municipal.
-Para que fosse feita iluminação pública no Bairro Santa Helena
-Construção de pontilhão sobre o Arroio Vilela
-Para que fosse organizada a classe dos Chapas, bem como destinar local especifico para os mesmos.
-Para fosse feita rede de iluminação pública na Vila Rigo
-Para que fosse transformada em mão única a travessa Frei Benjamin, entre Av. Presidente Vargas e Julio Borella.
No cumprimento de seu mandato de Vereador, num curto espaço de tempo, procurou sempre defender os interesses da comunidade, honrando o cargo que lhe fora delegado, pois em 27 de junho de 1977, veio a falecer prematuramente aos trinta e dois anos de idade, mas será sempre lembrado por suas virtudes, por seu caráter firme de homem honrado, que foi sem dúvidas e será sempre lembrado por todos os homens de sua época. através do Decreto Legislativo 009/2005 de 20 de abril de 2005, de autoria do Vereador Dilceu Luis Rizzotto, membro da bancada do PDT, denomina oficialmente com o seu nome, a Sala das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Marau.
WALDEMAR ANTONIO FACCHINI, nasceu em 15 de outubro de 1944, foi casdado com Maria Pegoretti, com a qual tiveral quatro filhos. Foi locutor da Rádio Alvorada desde 1967, em 1962 ingressou na Coopemarau, como Comunicados da Hora do Agricultor ao meio dia e como Assessor Jurídico.
Era formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Foi Patrão do CTG Felipe Portinho por dois mandatos e participou da patronagem por vários anos. Quando Patrão do CTG Felipe Portinho na companhia do tesoureiro Júlio César Minella, abriu mão do contrato de Comodato que havia com a Perdigão, para que o Município de Marau adquirisse a área destinando-a a fazer o Parque Municipal de Rodeios. Fez parte da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marau, como Delegado Representante junto a Federação do Estado do Rio Grande do Sul. Ocupou também o cargo de Vice Presidente da Entidade entre os anos de 1978 e 1987. Foi Coordenador da Comissão Organizadora para constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Marau Ltda. Credimarau (hoje SICREDI) em 31 de agosto de 1981. Fez parte da Diretoria do Banco Sicredi como Diretor Administrativo e Associado Fundador. Faleceu com 47 anos em 17 de novembro de 1991. Pela sua trajetória através do Decreto Legislativo 010/2005 de 10 de maio de 2005, de autoria dos Vereadores Dilceu Luis Rizzotto, lider da bancada do PDT e Lencaster Foresti, líder da Bandaca do PP denomina oficialmente com o seu nome, a Sala destinada a Imprensa.

|