Busca:
OBS: O sistema de busca diferencia letras maiúsculas e minúsculas! Tente as duas formas!

 

05.09 - Marau tem mais três Cidadãos

A Câmara Municipal de Marau, realizou nesta segunda feira dia 05 de setembro de 2005, Sessão Solene alusiva a Semana da Pátria, oportunidade em que foi entregue o Título de Cidadão Marauense aos Senhores Benvenuto Moresco Bortolon, Mario Cordazzo e Olisses Minella. O plenário da Câmara, esteve lotado, com a presença dos familiares e amigos dos agraciados com a homenagem.Para melhor conhecimento, destacamos a Biografia dos novos Cidadãos Marauenses.






BENVENUTO MORESCO BORTOLON(a esquerda)





Nasceu em 28 de agosto de 1927 em Nova Araçá, então distrito de Lagoa Vermelha. Décimo primeiro filho de Vitor Bortolon e Maria Moresco. Ainda recém nascido, mudou-se para Joaçaba-SC, onde residiu até 1942. De infância pobre, trabalhando na agricultura de subsistência. Perdeu seu pai aos nove anos. Aos quinze, mudou-se para Marau, onde já residia seu irmão Lauro Ricieri Bortolon.

É cassado com Jenyr Foresti Bortolon, tem quatro filhos,( Adalberto, Gilmar, Maria Helena e Leandro), 3 noras, ( Mara Lúcia, Magali Regina e Gilmara), um genro (Jose Carlos) e oito netos (Lílian, Augusto, Fernando, Ghilherme, Ricardo, Arthur, Luiza e Martina).

É Técnico em Contabilidade e Administração.

Foi um dos Diretores do Frigorífico Borella, tendo iniciado suas atividades na empresa em 1966. Sob sua administração a empresa expandiu-se, adquirindo a Óleos Vegetais Marau e construindo a Borella Avícola, o Encubatório e a Fábrica de Rações. Foi, portanto, um dos responsáveis pela origem do complexo industrial que é hoje a unidade de Marau do Grupo Perdigão, o maior gerador de empregos e arrecadador de impostos de nosso município. Trabalhou na empresa até 1996, quando completou 30 anos de atividades na mesma.

No final da década de 60, atendendo insistentes apelos do Frei Benjamin de Vilas Boas, que encontrava dificuldades na obtenção de recursos para o Hospital Providência, subscreveu 28% do capital da empresa, possibilitando assim a conclusão das obras do novo Prédio. Além disso, a título de colaboração, assumiu a gerência do hospital ao longo da década de 70.

Exerceu ainda, entre outras atividades: Responsável pela vinda do 1º Banco a Marau, o Banco Agrícola Mercantil; Foi Diretor da Foresti Fuga S/A; Sócio Gerente da Auto Transportes Marauense Ltda e Sócio-Gerente da empresa Bernardi, Rui e Cia.Ltda.

Na comunidade foi presidente do Lions Clube de Marau, Presidente do Mobral, Presidente da Liga de Defesa Nacional, Tesoureiro do Clube Liberdade por diversas gestões e Delegado da Federação Gaúcha de Futebol.

Hoje, aos 78 anos, é empresário no ramo de transportes, prestando serviços a empresa Perdigão. Conforme demonstra sua biografia, nestes 63 anos de vida em Marau, exerceu as mais variadas atividades profissionais, todas de relevo, além de serviços prestados em diversas entidades, demonstrando seu alto espírito comunitário.

É por tudo isso, que o Poder Legislativo Municipal, através do Decreto Legislativo 012/2005 de autoria da Bancada do PMDB, concede ao Sr. Benvenuto Moresco Bortolon, o Título de Cidadão Marauense.





MARIO CORDAZZO(ao centro)



Nasceu em 02 de fevereiro de 1920 em Bento Gonçalves. Primogênito de uma família de oito irmãos. Cursou somente o Primário. Residiu em Bento Gonçalves até os 25 anos. Em 1945, a convite do Sr. Francisco Foresti, veio a Marau, inicialmente para montar uma olaria, na localidade de São Luis da Mortandade. Em 1957, com a prosperidade do município a pouco emancipado, os sócios da olaria decidiram montar um posto de combustíveis com a bandeira Ipiranga. Com o surgimento da mecanização na agricultura, era um bom negócio a venda de peças e acessórios para máquinas agrícolas, assim, junto com o posto foi criada a seção de peças automotivas e agrícolas, que até hoje atende a comunidade marauense e regional.

Sr. Mário Cordazzo, de origem humilde, com pouca escolaridade, mas com muita vontade para o trabalho, honesto e corajoso, agregou a estas qualidades a credibilidade e o apoio de outros marauenses com as mesmas características, que o ajudaram a fazer de Marau o que é hoje. Foram 60 anos de trabalho, gerando riquezas a este município. È por isso que o Poder Legislativo Marauense, através do Decreto Legislativo nº 013/2005, de autoria da Bancada do Partido Progressista, com muito orgulho concede ao Sr. Mario Cordazzo o Título de Cidadão Marauense





OLISSES MINELLA(a direita)



Nasceu em Aratiba, no dia 05 de maio de 1934, filho dos agricultores

Narciso Minella e Itália Caldart, tendo como irmãos Renato Minella, Jose Minella e Nair Minella. Estudou até a 5ª série, permaneceu trabalhando na lavoura até os 14 anos, logo após mudou-se para Erebango, residindo lá até os 18 anos. Com 18 anos serviu o exercito em Rosário do Sul. Retornando, trabalhou como ajudante de caminhoneiro por 2 anos, após mudou-se para Marau com a família, vindo a residir na Vila Marabá, Hoje Bairro Constante Fuga. Trabalhou como cortador de lenha por três anos, após surgiu uma vaga na fábrica de calçados que funcionava no local onde hoje é a escola IESTA, da qual o Sr. Benvenuto Bortolon era o administrador. É casado com a Sra. Marlenite Vedana, tem dois filhos, Tânia Mara e Rogério. Foi candidato a Prefeito de Marau em 1968 pelo MDB, formando chapa com o Sr. Jose Fuga. Começo a trabalhar na Rádio Alvorada como sonoplasta, logo em seguida passando a locutor, apresentando os programas a Hora do Agricultor e Rancho do Caboclo, foram trinta anos de Rádio e paralelamente exercia o cargo de Gerente da Auto Agrícola Passo Fundo S/A por 16 anos. Em 1992 passo a trabalhar na Rádio Vanguarda FM, onde esta até hoje, apresentando o programa Coração Sertanejo das 5 as 8 da manhã, onde leva alegria a mais de 150 municípios da região. Nas últimas eleições foi candidato a Vereador pelo PDT, obtendo uma expressiva votação. Foi cônsul do Grêmio Futebol Portoalegrense. Gosta muito de estar com seus amigos e jogar um bom quatrilho. Tem a sua marca no Rádio, deixando a espressão”falou ta falado” è por isso que a Bancada do PDT, através do Vereador Dilceu Rizzotto, concede através do Decreto Legislativo 011/2005 o Título de Cidadão Marauense a Olisses Minella