Busca:
OBS: O sistema de busca diferencia letras maiúsculas e minúsculas! Tente as duas formas!

 

20.09 - Sessão Solene da Semana Farroupilha 2005

Aconteceu na segunda feira dia 19 de setembro, a Sessão Solene alusiva a Semana Farroupilha 2005. Estiveram presentes além dos vereadores, autoridades, tradicionalistas, prendas e peões.Na oportunidade, fizeram uso da palavra a Prenda Farroupilha, o Coordenador da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Vereadores e Prefeito Municipal. Teve apresentação do Vocal do CTG Felipe Portinho e um Declamador do CTG Sentinelas do Pago. Comemorando os 170 anos da epopéia Farroupilha, reproduzimos o texto que foi apresentado no cerimonial desta sessão solene.



Com o tema “ O Gaúcho, usos e costumes”, desenvolve-se a Semana Farroupilha do Cinqüentenário de Marau, com a justa homenagem aos Patronos de algumas das entidades tradicionalistas de nossa cidade. A Homenagem ao Sr. Alberto Borella, Patrono do CTG Sentinelas do Pago, ao Capitão João La Maison, Patrono do Grupo de Artes Nativas Capitão João La Maison, e ao General Felipe Portinho, Patrono do CTG Felipe Portinho. Com o ideal de preservação dos usos e costumes, foram criadas entidades tradicionalistas, que com suas patronagens e peonada, tem levado o nome de Marau a ser testaque em toda região e também no estado. Os CTGs tem sido uma escola de valores e civismo, onde se aprende além das tradições gaúchas, o respeito. Este tem sido o maior movimento sócio cívico e cultural da américa, que teve como inspiração o ideal dos Farroupilhas.

O que foi realmente a Revolução Farroupilha.

A Revolução Farroupilha teve seu desenlace no período de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845. É a mais longa de todas as revoluções ocorridas no Brasil. É a única que atingiu o ápice do Poder Legislativo formado através de eleições, e que terminou num projeto de Constituição. Também é a única que, anualmente, a nível popular, é evocada e constitui fonte de inspiração.

Temos razões suficientes para sentirmos orgulho de sermos filhos desta terra.

Por ela devemos lutar e buscar soluções para seu engrandecimento.

As convicções dos heróis do passado devem ser as nossas convicções, baseadas no espírito de lealdade, justiça e luta. Cultuemos o passado. Busquemos nos atos heróicos dos Farroupilhas, a força e o ardor cívico para fortalecer nossas raízes.