Busca:
OBS: O sistema de busca diferencia letras maiúsculas e minúsculas! Tente as duas formas!

 

25.05 - COREDE PRODUÇÃO - Consulta Popular

No dia 21 de maio, quinta-feira, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da UPF, em Passo Fundo aconteceu o Lançamento da Consulta Popular 2009, no âmbito do Corede Produção, com a presença do Secretário de Relações Institucionais Celso Bernardi.

O evento foi prestigiado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários, trabalhadores, professores, técnicos e lideranças regionais, que acompanharam as orientações da Assembléia Preparatória a realização da Consulta Popular desse ano.

A meta do governo é a participação de pelo menos 1 milhão de eleitores no estado do Rio Grande do Sul. Uma das novidades desta edição é a ampliação, de 10 para 14, o número de projetos estruturantes que poderão constar na cédula de votação e de 03 para 04 os projetos a serem selecionados pela comunidade gaúcha. Outra novidade é a bonificação de 15 % aos Coredes que mobilizarem o maior número de eleitores votantes.

A votação vai ocorrer no dia 5 de agosto, entre as 8h e 21h, com pelo menos uma urna em local de fácil acesso em cada município. O eleitor também poderá votar pela internet, das 8h às 24h, utilizando título de eleitor e carteira de identidade. No dia 13 de agosto, o resultado final será homologado pela Comissão Geral de Coordenação da Consulta Popular e passará a fazer parte da proposta orçamentária para 2010.

O plebiscito oportunizará a participação da população na definição dos investimentos dos recursos do orçamento estadual e será precedido por assembléias públicas municipais e regionais ampliadas de discussão e eleição dos projetos estruturantes para o desenvolvimento regional.

Para o Corede Produção está previsto a destinação de R$ 3.800.000,00, um aumento de quase 100% em relação à Consulta 2008 e mais o bônus, no caso de haver uma significativa votação dos eleitores da região.

A Diretoria Executiva do Corede Produção conclama toda a comunidade a se engajar nesse processo de democracia participativa e exercer a cidadania através da escolha das prioridades do município e região. Quando maior a participação, mais recursos poderão ser alocados para o Corede Produção.

A Câmara de Vereadores de Marau este representada pelo seu Vice Presidente ALBINO PERTILE,