19.10 - Dia Nacional do Vereador - João Lopes de Oliveira
A Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional do Vereador, realizada no dia 5 do corrente mês, foi prestada homenagem ao s ex-Vereadores João Lopes de Oliveira e Auriberto Lucir Perin e ainda foi realizado o descerramento da foto do ex-Presidente da Câmara em 2008, Jair Poletto Lopes.
JOÃO LOPES DE OLIVEIRA, é filho de JUVENAL LOPES DE OLIVEIRA e de MARIA IGNÁCIA PACHECO, nasceu em 16 de maio de 1926. Em razão de um acidente sofrido, ainda na adolescência e após longa convalescência no hospital, tornou-se auxiliar de enfermagem, fazendo o curso em Passo Fundo-RS, trabalhado após nos hospitais Providência em Marau e São Vicente de Paulo na cidade de Passo Fundo. No ano de 1949 fixou residência na localidade de Laranjeira, interior de Marau, com Enfermaria de Primeiros Socorros Farmacêuticos, tendo sido contratado pela Meridional Cia. de Seguros e Acidentes do Trabalho que a época, prestava serviços à Empresa Melhoramentos e Construções Ltda.- EMEC. Esta, por sua vez, realizava a construção da chamada Ferrovia do Trigo (Estrada de Ferro Passo Fundo - Roca Sales). Também prestava atendimento de primeiros socorros na área farmacêutica à população em geral da localidade de Laranjeira e arredores. Em janeiro de 1952, casou-se com JOSEPHINA PICOLLI DE MAMÃN, com quem teve 07 filhos: Ademar, Ademir, Álvaro, Aldo, João Carlos, Paulo Roberto e Renato. Como membro da Comissão Emancipacionista de Marau, visitou e coletou assinaturas de aproximadamente 600 famílias, para ser requerida a realização do plebiscito, que veio a possibilitar a criação e a instalação do Município de Marau. Sua atividade como Vereador: Na 1ª Legislatura ocorrida em 1954, obteve 200 votos, o que lhe deu a 2ª suplência, tendo assumido várias vezes neste período. Na 2ª Legislatura em 1959, obteve 252 votos elegendo-se vereador. Na 3ª Legislatura em 1963, obteve 378 votos elegendo-se vereador; Na 4ª Legislatura em 1968, obteve 509 votos elegendo-se vereador; sendo que neste ano assumiu a Presidência desta Casa. Na 5ª Legislatura em 1972 obteve 662 votos elegendo-se novamente vereador. No ano de 1962, convidado pelo então Prefeito, Dr. Elpídio Fialho, aceitou o convite e foi designado subprefeito do recém criado 4º distrito de Marau, na localidade de Nicolau Vergueiro, assumindo as funções no dia 17 de abril de 1962, exercendo a mesma função nas administrações seguintes, até 31 de março de 1983. Como pessoa integrada na comunidade de Nicolau Vergueiro, foi presidente do CPM da Escola Estadual em mais de uma oportunidade, assim como presidente do Clube Recreativo 25 de Julho. Paralelamente à função de subprefeito exerceu a de auxiliar de enfermagem no atendimento a saúde da população local, notadamente aos mais carentes, na prestação de primeiros socorros. Em abril de 1983, veio a fixar residência em Marau, onde foi designado subprefeito do 1º distrito de Marau (sede) até sua aposentadoria. Foi agraciado, no ano de 1992, com a Comenda da Ordem do Brasão de Marau. Também, foi agraciado em Março de 1997, com a Comenda da Ordem do Voluntariado do Município de Nicolau Vergueiro.
A concessão da honraria é decorrência do Decreto Legislativo nº 010/2009, originário do Projeto de Decreto Legislativo nº 010/2009, de autoria da Vereadora Elizabete Dall Acqua Alban e aprovado por unanimidade dos vereadores.

|