Busca:
OBS: O sistema de busca diferencia letras maiúsculas e minúsculas! Tente as duas formas!

 

01.03 - Comendadores Ordem do Mig.G.Empreendedor

Wagnes Borges Franceschi (E) nasceu em Camargo, quando esse territórioa ainda era Distrito de Marau, no dia 20 de fevereiro de 1966. É filho de João Natalino Longo Franceschi e Diva da Silva Borges Franceschi. Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Pandiá Calógeras e no Colégio Sagrado Coração de Maria, ambos de Camargo.O curso ginasial foi feito no Colégio Gabriel Taborin em Vila Maria e Marau e no Seminário Seráfico Santo Antonio em Vila Flores. O 2º grau no Seminário Seráfico São José em Veranópolis e no Colégio Conceição em Passo Fundo.
Cursou a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, depois de ter conquistado o 1º lugar no vestibular, com a idade de apenas 16 anos. Esta foi concluída em 1988, ao completar 22 anos. Faz parte de sua formação acadêmica: Doutorado em Clínica Médica, em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialização: Residência Médica na Área Básica de Cirurgia Geral na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (Santa Casa de Misericórdia} e Formação em Endocopia Digestiva Alta e Colonoscopia, na Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia – FUGAST. Experiência Profissional e Estágio como Médico Visitante em 9 hospitais e clínicas de São Paulo, Porto Alegre e outras cidades do interior gaúcho. Conta em seu currículo com 76 apresentações em eventos científicos na Capital Gaúcha e outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, além de várias cidades de nosso Estado e de outros estados brasileiros e Torino na Itália.. Possui 10 trabalhos publicados em livro(um capítulo) e diversas revistas médicas. Participou de 21 Conclaves Científicos e Estágios no Exterior em congressos e cursos na Áustria, Itália, México, França e Bélgica. Fez parte da Organização de Atividades Científicas em 11 cursos, ora como organizador, ora como palestrante ou ainda membro da Comissão Julgadora. Participou em diversos anos do Projeto Rondon, em nível regional, na cidade de PassoFundo. Conta ainda em seu curriculo com 35 cursos, um realizado em São Paulo e o outros 34 na Capital e cidades Gaúchas, além de 6 monitorias e 7 estágios como acadêmico e ainda exerceu atividades em comissões hospitalares do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. E para concluir tão extenso e bem sucedido curríulo profissional, vale mencionar que Participou de 40 cursos médicos, internacionais e nacionais, principalmente na área de Cirurgia Videolaparoscópica do aparelho digestivo e que foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para entrar na especialização em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia, pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Em 2009 recebeu premiação em evento médico científico, pela apresentação de técnica inovadora para retirada de câncer de estômago precoce, por meio de endoscopia disgestiva.
Com este histórico profissional o Dr. Wagnes faz por merecer esta homenagem, que a Câmara de Vereadores, faz a este ilustre filho de Marau.

************************************************************

Francisco Sérgio Turra (C) nasceu em Sede Independência (Taquari) na parte pertencente ao Município de Marau, em 16 de setembro de 1942. É filho de Abel Turra e Maria Valiatti Turra. É casado com Glaci Maria Bergonsi Turra. Pai de Marcio, Sérgio, Tiago e Luciana, é avô de Marcelo e Gabriella.
É Bacharel em Direito pela UPF e formado em Comunicação Social pela PUC/RS.
Foi Prefeito e Vice-Prefeito de Marau. Diretor Presidente da Fundação Gaúcha de Lazer e Recreação. Deputado Estadual Constituinte e reeleito deputado estadual. Foi também deputado Federal. Diretor de Desenvolvimento e Investimento do BANRISUL. Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).Ministro de Estado da Agricultura e Abastecimento. Presidente da Fundação Milton Campos para Pesquisa e Estudos Políticos. Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara Federal. Presidente Estadual do Partido Progressista (PP). Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP/RS. Representou o Estado do Rio Grande do Sul, na Diretoria do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Possui inúmeras condecorações, entre elas a Comenda da Ordem do Rio Branco do Itamaraty, outorgado pelo Presidente da República e Comenda da Ordem do Mérito Militar, do Ministério da Defesa.
Agora temos que fazer uma escolha, relatar tão vasto currículo, com a atuação do homenageado na sua vida parlamentar ou executiva. Sua participação em missões oficiais ao exterior em dezenas de países dos 5 continentes representando o Parlamento ou mesmo o Executivo, como Ministro e nós alongaríamos esta leitura por algumas dezenas de minutos, ou então resumir no que foi dito até o momento, ressaltando que a atividade de Francisco Sérgio Turra é extensa e meritória e por isso a Câmara Municipal de Marau, orgulha-se em conceder esta Comenda a tão ilustre marauense, que hoje ocupa a Presidência da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF). E no dia 1º de fevereiro recém findo, nos Estados Unidos foi eleito Presidente do Fórum Avícola Panamericano.
************************************************************

Valdir Fontanella (D) nasceu em Marau em 23 de junho de 1948, filho de Agostinho Fontanella e Metilde Sgarbi Fontanella. É casado com Ivani de Lurdes Bebber e pai de Fernanda e Paula. Seus irmãos são Ivo, Itelmar e Vilson Fontanella. Realizou seus estudos primários na Escola Cristo Rei e o ginásio no atual IESTA, ambos de Marau. Já o curso científico foi feito no Colégio Estadual Júlio de Castilhos – Julinho, em Porto Alegre. A Faculdade de Administração cursou no Instituto Educacional São Judas Tadeu, também de Porto Alegre. Possui ainda Pós graduação em Administração de Recursos Humanos na PUC da Capital Gaúcha e em Gestão Para a Qualidade Total na Unisinos de São Leopoldo.
Até os 17 anos exerceu junto com a família atividades rurais. No período de 1966 à 1969 exerceu a função de Cobrador de Ônibus Urbano em Porto Alegre na Auto-viação Murialdo (ônibus de seu tio Alfredo). Foi Secretário de Ação Social de Arquidiocese de Porto Alegre. Trabalhou em diversas empresas de Porto Alegre, como na Lenart’s Magazine, nas funções de Auxiliar de contabilidade Operador de contabilidade. Na S/A WHITE MARTINS, de agosto de 1971 a setembro de 1992
Período de 23.08.1971 a 15.09.1992, iniciando como auxiliar de escritório e chegando a Especialista Sênior em Qualidade total da Divisão Sul daquela Empresa.
Na Unisinos de São Leopoldo foi Professor de curso de Formação de Monitores e de curso de Especialização para a Qualidade Total.
Na F. Q. Consultoria e Desenvolvimento de Pessoal de Porto Alegre é
Sócio Diretor Consultor, Instrutor e Palestrante. Na Associação Gaúcha para a Qualidade Total exerceu as seguintes funções: Diretor de Treinamento, Vice-Presidente e Presidente.Já na Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/RS foi Diretor Técnico, Diretor de Treinamento e Desenvolvimento, Você Presidente da Diretoria Executiva e Membro do Conselho de Administração, cargo que exerce atualmente. Também exerceu funções de direção e coordenação no Instituto Euvaldo Lodi, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA). Foi Consultor do SEBRAE. Cursou a ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e é Formulador e instrutor de cursos operacionais e gerenciais e ministra cursos e palestras.
Valdir Fontanella com suas variadas atividades é mais um marauense de origem humilde que por seu esforço honra o nome de Marau e leva a Câmara Municipal de Marau a honrá-lo com esta Comenda.