19.07 - Medalha Indio Marau - Biografia e Históricos
José João Santin, o Maneco nasceu em 10 de novembro de 1942, é filho de Guerino Santin e Maria de Jesus Aguirre Santin, ambos “in memoriam” e casado com Margarida Cerato Santin. Neste matrimônio foram concebidos os filhos Ricardo João Santin, Rossano Antônio Cerato Santin e Thomás Eduardo Cerato Santin Tendo nascido na localidade de Portão, interior do Município, mudou-se para Marau com a família em setembro de 1946
Sua vida estudantil e acadêmica desenvolveu-se nas escolas Charruas, Cristo Rei, Ginásio Pio X ,hoje Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino e Escola Técnica Herzelino David Bordin, todas em Marau e Colégio Conceição e Faculdade de Direito da UPF em Passo Fundo, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais em 1968.
Iniciou como vereador de 1968 a 1972, tendo ocupado a Presidência do Legislativo em 1969; prefeito municipal de 1977 a 1982 e de 1988 a 1992; suplente de deputado estadual nas Legislaturas 1995 a 1998, tendo alcançado 19.000 votos e de 1999 a 2002, sedo sufragado com 23.000 votos.
Trabalhou na Casa Civil nos governos de Sinval Guazzeli e Jair Soares e foi Chefe da Primeira Secretaria da Assembléia Legislativa na primeira Mesa Pluripartidária e Assessor do deputado Francisco Sérgio Turra.
Funcionário concursado da Secretaria Estadual da Fazenda, trabalhou na Exatoria Estadual de Marau e exerceu os cargos na Diretoria de Administração e Diretoria Administrativa da Despesa daquela Secretaria.
Exerceu os cargos de Diretor Adjunto de Operações da CRT - Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações e de Conselheiro da CINTEA – Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras da Secretaria Estadual de Transportes.
Foi funcionário da Funilaria Mistura; Banco agrícola Mercantil e Professor da Escola Herzelino David Bordin; Pertenceu ao Conselho de Administração do Frigorífico Borella S.A.
No exercício profissional de advogado trabalhou na Banca do Dr. Adroaldo Reveilleau e manteve Escritório de Advocacia com os Doutores. Ricardo João Santin e Thomás Edurado Cerato Santin em Marau e Passo-Fundo;
Atualmente mantém o Escritório de Advocacia “Santin Advogados e Associados” com os Doutores Thomás Eduardo Cerato Santin, Rafael Pastre e Dra. Fabíola Razera.
######
No início de 1979 algumas pessoas com um sério problema de alcoolismo e não sabendo que se tratava de uma doença, depois de experimentarem diversos tratamentos, como troca de religião, busca de auxílio no saravá, na umbanda promessas feitas aos santos mais diversos e uma série de outras tentativas, mudando inclusive de cidades, viram que sempre retornavam ao álcool e com ele todos os problemas retornavam.
Naquela época não se tinha muito conhecimento sobre os grupos de A.A, e nem que o alcoólatra era um doente e não um sem-vergonhice ou alguém com falta de caráter.
Apesar da pouca divulgação sobre os A.A. chegou ao conhecimento desses marauenses, que existia um grupo de Alcoólicos Anônimos em Passo Fundo, e que poderia ajudá-los a estacionar seu alcoolismo se eles quisessem. Como suas vidas estavam sendo destruídas pelo álcool, não tiveram outra opção, senão tentar esta última oportunidade para estacionar seu alcoolismo.
Embora com poucos recursos e apesar da distância e dos perigos que a estrada proporcionava, resolveram experimentar a nova oportunidade que lhes era oferecida e tão desejada por eles e seus familiares.
Ficaram muito surpresos com a maneira com que seus irmãos de Passo Fundo tratavam o alcoolismo, e eles ficaram sabendo ali que eram doentes alcoólicos e que tinham que ser tratados como quem sofre de uma enfermidade.
Nossos pioneiros assistiram às reuniões de A.A. por muitos meses, até adquirirem conhecimento suficiente para formar um grupo em Marau, e foi o que aconteceu.
No dia 07/07/l979, foi realizada a primeira reunião de A.A. em Marau, com assessoramento dos irmãos de doença de Passo Fundo, que continuaram com seu apoio por muitos meses, até os marauenses apreenderem a andar com as próprias pernas.
Este é só o começo desta história, pois daquela data até hoje, sempre foram mantidas as portas abertas para todos os que nos procuram ajuda. Graças ao Poder Superior que nos governa, já foram recuperados no decorrer destes 31 anos, comemorados com festa no 11 de Julho, centenas e centenas de doentes, que hoje se encontram sóbrios, embora muitos deles não participem mais das reuniões, mas estão agradecidos pela ajuda recebida e estão tocando as suas vidas.
O Grupo é convidado a dar palestras em diversos municípios da região.
Atualmente o Grupo se reúne todas segundas e quintas-feiras, no horário das 19,30 às 21,30 horas, na Rua Padres Capuchinhos, 2º piso (fundos do Salão Paroquial).Fone para contato: (54) 9151-4533 e-mail: grupomarau_aa@hotmail.com
O Grupo Marau de Alcoólicos Anônimos, designou para representá-lo, na cerimônia de entrega da Medalha Índio Marau, o Dr. José Ribamar Fernandes Saraiva Júnior, Clínico Geral e Psiquiatra , pelos serviços de orientação e acompanhamento que presta voluntariamente ao Grupo, que neste momento lhe agradece toda a abnegação despendida no dia a dia e por hoje ter aceito ser nosso representante nesta Sessão Solene.
######
Privilegiado o município que possui o serviço de um corpo de bombeiros.
Marau é duplamente privilegiado, pois além de contar com este serviço, ele é eficiente e está realmente voltado aos anseios da nossa população. E embora mantido pelo nosso Município, tanto com verbas da Prefeitura como da comunidade, não se nega a auxiliar comunas vizinhas, quando esta ajuda se torna urgentemente necessária.
Criado em 1984, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Marau e da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM). Foi feita uma campanha junto à comunidade e com isso foi possível adquirir um caminhão de combate a incêndio.
Sua primeira sede foi o próprio pátio da Prefeitura e os primeiros bombeiros eram funcionários públicos do Município. Em 1991 a sede foi transferida para o Parque Lauro Ricieri Bortolon e em 1996 retornou ao centro da cidade, mais precisamente na antiga Cantina Bernardi, na Rua Bento Gonçalves. E a partir de 23 de fevereiro de 2005 está sediado na Rua Honorino Pereira Borges, numa área de 491,62 m².
A partir de 1996 a corporação passou a ser administrada pelo CONSEPRO, que através da contratação de pessoal, aquisição de novos equipamentos e qualificação de pessoal, mantinha um grupo de 8 bombeiros, com dois, em revezamento, mantendo plantão de 24 horas. Hoje,20 homens prestam serviço e estão sempre atentos e prontos para atender os chamados a qualquer hora do dia ou da noite.
Através de verbas que saem dos cofres municipais, de doações de empresas e campanhas e contribuições da comunidade, a unidade tem hoje um bom equipamento, que se ainda não é o ideal, por serem bem manuseadas por pessoas com espírito de heroísmo, prestam bons serviços à população.
São inúmeras as campanhas e ações das quais participam os bombeiros, fora de sua atividade principal, o que vem demonstrar o alto espírito comunitário da Corporação. E entre todas não poderíamos deixar de citar o programa desenvolvido com os bombeiros mirins, com o objetivo de atender a crianças de 8 a 12 anos, formando uma turma a cada ano e desde 2001, primeiro ano da ação até hoje já foram formados 432 bombeiros mirins, de ambos os sexos. Este trabalho tem por lema: “prevenindo e educando desde cedo.”
Se outra razão não houvesse, só este trabalho junto a essas crianças, tornaria meritória a homenagem que os Bombeiros Voluntários de Marau, recebem desta Casa Legislativa.

|