26.12 - Ademiro Dos Santos é o nome da Sala da Assessoria Jurídica da Câmara
Neste dia 26 de dezembro de 2005, foi descerrada a placa que da nome a Sala da Assessoria Jurídica ADEMIRO DOS SANTOS, na presença de seus amigos e colegas, destacando a presença dos Advogados Evaldo Franco, Jair Poleto Lopes, Eglae Terezinha Pagotto que é a atual Assessora Jurídica da Câmara, O Patrão do CTG Felipe Portinho Cério Catani, além de convidados e amigos. Fizeram uso da palavra, coordenando a cerimônia a Presidente da Câmara Vereadora Naura Bordignon, lendo a Biografia de Ademiro dos Santos, o Sr. Júlio Cesar Minella, falando em nome dos proponentes da lei, Sr. Antonio Borella de Conto e pela família e amigos o Sr. Adelar Confortin.
BIOGRAFIA
ADEMIRO DOS SANTOS, nasceu na comunidade do Tope, interior de Marau em 06 de abril de 1950, filho dos agricultores Pedro Manoel dos Santos e Amélia Ebone. Foi regente do ensino primário na Escola Municipal Francisco B Da Rocha na localidade de Vista Alegre, onde também cursou o primário. Formou-se em Direito pela Universidade de Passo Fundo no ano de 1976. Na sua carreira Jurídica exerceu suas atividades junto aos Advogados Dr. Adroaldo Falquembach Reveilleau e Dr. Jose Martini, e posteriormente com o Dr. Marcelo Vezaro. Exerceu as funções de Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Marau, no Governo de Antonio Borella de Conto, no período de 1993 a 1996. E em 1999, foi Assessor Jurídico na Câmara de Vereadores, na presidência do ex-vereador e atual prefeito Vilmar Perin Zanchin. Uma das suas mais destacadas atuações era no Tribunal do Júri.
Foi Vice Presidente da Coopemarau nos anos 1979, tendo assumido a Presidência em 1980 na renúncia do então Presidente Severino de Toni.
Na sua trajetória no Tradicionalismo. Ademiro dos Santos, foi Patrão do CTG Felipe Portinho no ano de 1983, oportunidade em que sob sua liderança, foi feito comodato com o Frigorífico Borella, da área que hoje é do município e que esta localizado o Parque Municipal, para a realização em 1983 do 1º Rodeio Crioulo de Marau, tendo sido um sucesso regional.
Foi Sócio fundador do Piquete de Laçadores Santo Onofre, onde desempenhou as funções de secretário, assessor jurídico, chefe de acampamento, diretor cultural e apresentador do programa radiofônico Campereando pelo Pago, que era levado ar pela Rádio Alvorada aos sábados à tarde.
Um dos idealizadores do Kilometro da Bocha em Marau.
Além de associado, foi Presidente do Grupo Curva de Rio.
Conhecedor da culinária gaúcha era muito requisitado para preparar pratos típicos, sendo vencedor de vários concursos gastronômicos.
Contador de causos e dedicado estudioso da cultura gaúcha, onde possuia em sua sala de trabalho dezenas de livros voltados à história, usos e costume do povo gaúcho, proporcionando consulta aos interessados pelo tema.
Foi secretário da Coordenadoria da 7ª Região Tradicionalista do MTG nos anos de 1988/89 quando era Coordenador o marauense Antonio Manoel La Maison e Vice Julio César Minella.
Apoiador das Entidades Tradicionalistas nas questões burocráticas de estatutos e regimentos.
Um dos pioneiros em churrasquear aos sábados ao meio dia nas Capelas do Interior, hoje grupo conhecido como “Os Jacarés”.
Foi um dos membros do Diretório Municipal do PMDB, tendo assumido a Presidência da Executiva municipal nos anos de 1985 a 1988, participando ainda em outros cargos da mesma.
Veio a falecer em 27 de novembro de 2000.

|