15.04 - 100 dias de Legislatura
100 dias de Legislatura
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sílvio Borghetti (PSB), utilizou a tribuna do plenário para relatar e detalhar os 100 dias de trabalho desta legislatura. O discurso foi proferido na Sessão Ordinária de 2ª feira, dia 15.
“No momento em que os Governos Municipais, eleitos democraticamente no pleito de outubro de 2012, completam 100 dias de atuação, já é praxe que os Prefeitos façam uma auto-avaliação, detalhando para a sociedade seus planos, o que já foi feito e o que pretendem fazer. Por aqui teremos na 5ª feira uma coletiva já agendada do Prefeito Josué para este fim.
Mas e os Legislativos? Especialmente pelo mau exemplo de Brasília os parlamentos sempre são duramente criticados pela população. Em Marau, no entanto, precisamos fazer a defesa pois aqui temos exemplo de que o Legislativo funciona, trabalha e, acima de tudo, é sério. Nos 100 dias de mandato desta legislatura, preciso listar alguns tópicos que é difícil de encontrar, neste espaço de tempo, em qualquer outro município brasileiro.
Desde a sessão de posse dos eleitos, que ocorreu no dia 1º de janeiro, nossa Câmara de Vereadores já realizou 19 Sessões, sendo 15 delas Ordinárias, Duas Extraordinárias e Duas Solenes. Não é fácil achar, em apenas 100 dias de mandato, alguma cidade que tenha realizado o número de reuniões como a nossa.
Pois bem, já ingressaram nesta Casa 52 Projetos de Lei, a grande maioria do Executivo. Destes 52, já foram votados e aprovados 42 deles. Em 100 dias, vejam bem, apreciamos, debatemos e votamos 42 Projetos de Lei.
Também, já tivemos, apreciamos e votamos 19 Indicações e Duas Moções, além de ter encaminhado OITO PEDIDOS DE INFORMAÇÕES, 19 Requerimentos e seis projetos de decretos legislativos.
No total já ingressaram até hoje na Câmara 113 proposições de todos os tipos, variando entre projetos de lei, indicações, requerimentos... Destes 113, este plenário já apreciou, debateu e votou 99 proposições. Em apenas 100 dias de legislatura, votamos e apreciamos 99 proposições. Números são fatos. E fatos são registros históricos. É difícil achar em qualquer outra cidade tanto empenho de um legislativo como esse.
Por fim, quero saudar a todos os vereadores, de todos os partidos. E dizer que cada um aqui tem sim um lado. Que cada um tem uma sigla partidária. Que cada um vai defender suas convicções. Mas que acima de tudo, não tenho dúvidas, vamos juntos defender e lutar por Marau, pelos marauenses. A democracia é assim, divergências de idéias, para se chegar a convergência de ações, sempre em prol dos marauenses.
Completamos 100 positivos dias no legislativo. De trabalho sério e responsável. Queira que conseguimos seguir assim durante os 4 anos. Marau agradeceria.
Muito obrigado.”

|